Está é uma dúvida que surge na cabeça de várias pessoas, porém poucas realmente corre atrás para saber quem não pode viajar de avião. Nosso dia a dia corrido faz isso conosco e muitas das vezes estamos correndo perigos inimagináveis viajando.
Com certeza você já deve ter ouvido falar de pessoas que passaram mal em pleno voo e acabaram falecendo. E, realmente isso acontece muito. Normalmente por falta de informações sobre o seu próprio estado de saúde ou por que não sabe do que vamos falar neste artigo.
Então, se você deseja saber quem não pode viajar de avião, aconselhamos você que leia este artigo até o final. Vamos abordar aqui várias doenças que impede alguém de poder viajar de avião ou até mesmo outro meio de transporte terrestre e muitas das vezes os cidadães não sabem disso.
Entenda o COVID-19 e outras doenças
Normalmente a dúvida surge dias antes de você ir viajar e contrai algum tipo de doença. Em casos normais dificilmente você vai se perguntar se poderia viajar, afinal, você etá saudável e nada impede que você viaje, além do seu bolso.
Logicamente que não é qualquer mal estar que vai impedi-lo de viajar, mas é bom ficar ligado e atento aos sinais que o seu corpo pode determinar a você. Nestes dias atuais, se instalou o caos no mercado da aviação, devido ao novo vírus chamado de COVID-19.
Esta doença que afeta diretamente nosso sistema respiratório é perigosíssima, e esta deixando muita gente debilitada ou levando-as a morte. O coronavírus trouxe preocupações mundiais, e o seu foco principal se deu inicio na China.
Portanto se você tem alguma viagem internacional marcada, achamos bom você se precaver. Ainda mais, além da questão da sua saúde você deve se atentar ao seu destino. Hoje o foco principal da doença esta instalada no continente europeu, mais precisamente na Itália e na Espanha.
Porém veículos de comunicação já estão alertando para que a pandemia possa ter um novo epicentro nos Estados Unidos da América. Já aqui no Brasil, muitas pessoas tem tomado os devidos cuidados, porém a doença é altamente contagiosa e esta se alastrando rapidamente.
E Quem Não Pode Viajar de Avião?
De fato, há outros casos que impedem um cidadão comum de viajar de avião. Mas como já dissemos acima, não é qualquer resfriado que vai impedir você de viajar e fazer com que sua passagem seja cancelada.
São apenas algumas doenças especificas que vão impedir você de embarcar em um avião, ou até mesmo em outros meios de transportes terrestres. Um detalhe importante são todas as doenças que são consideradas infecto contagiosas.
Todas as doenças infecto contagiosas vão impedir você de viajar de avião, ou outro meio de transporte terrestre que seja coletivo. Este fato se da como o próprio nome da infecção diz, que é contagiosa. Então, este risco aumenta muito quando estamos dentro de um avião fechado ou ônibus por exemplo.
Além de uma doença infecto contagiosa ser um risco para quem esta dentro do avião, você mesmo será um risco para as pessoas da região do seu destino. Portanto, no intuito de prevenção nacional e internacionalmente, a OMS ( Organização Mundial da Saúde), dá como proibida o emparque de passageiros contaminados.
Porém, como não há como saber disso na hora do embarque, o aconselhamento é de que as pessoas se auto avaliem antes de viajar. Tudo isso para que seja uma viagem segura tanto par quem esta junto no avião quanto para as pessoas do seu destino final.
Quem Não Pode Viajar de Avião? – Doença Infecto Contagiosa
É considerada uma doença infecto contagiosa as doenças causadas por vírus, bactérias, protozoários e fungos, que são os microrganismos. Portanto, são contraídas de diferentes formas, podendo variar de caso para caso.
Então as formas de contrair são: contato direto com uma pessoa infectada, apertos de mão, abraços, beijos, compartilhamento de algum material, alimentação, gotículas salivares, ato sexual dentre outras maneiras de contrair.
Buscando prevenir este tipo de pessoa contaminada em um voo, normalmente em viagens internacionais é exigido uma vacina. Caso contrario, se o passageiro não estiver realizado a vacina dias antes da viagem a mesma será cancelada.
Para deixar como exemplo de doenças altamente contagiosas são elas: hepatite A, B e E, ebola, zica, catapora, sarampo, rubéola, tuberculose, caxumba, febre amarela, malaria e dengue. Parece pouco, porém são todas doenças de auto risco para a saúde humana.
Qual a Importância da Vacina?
Como dissemos acima, antes mesmo de saber se esta tudo certo com o seu voo, você precisa se atentar para uma coisa que pode impedi-lo de viajar, as suas vacinas. Caso suas vacinas não esteja em dia, você com certeza vai perder o seu voo. Isso normalmente acontece com viagens internacionais.
Nós abordamos este assunto, pois além de ser importantíssimo para a sua saúde, você corre o risco de não entrar no seu destino final. Há países que não deixam você entrar sem que algumas vacinas especificas estejam em dia. Nem mesmo residentes do pais se estiver com vacina atrasada não entra em seu próprio pais.
Neste caso, há um documento muito importante, principalmente para quem vai sair para fora do país. É o CIVP ou Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia. Este documento pode ser exigido tanto pelo seu destino final ou até mesmo em uma conexão.
Para que você possa saber se você tem a necessidade de ter o CIVP, você pode consultar isso diretamente no site oficial da ANVISA ( Agencia Nacional de Vigilância Sanitária). Em casos de tempos maiores como residencia no país de destino, você deve emitir um comunicado com a embaixada durante o seu processo de visto ou comunicado de residencia.
Nós do Grupo Novidades Aqui esperamos que tenhamos ajudado você com sua dúvida a respeito de quem não pode viajar de avião. Buscamos e pesquisamos a fundo estas informações e esperamos que todos se conscientizem e não coloque a vida de outras pessoas em risco.
Aconselhamos que você sempre verifique sua carteirinha de vacinação para verificar se esta com todas as vacinas em dia. Assim, tanto você quanto outros passageiros estarão seguros quanto as suas respectivas saúdes e todos poderão viajar tranquilamente sem correr o risco de uma passagem cancelada.