Inscrições para vagas remanescentes do Fies 2022

Já é possível se inscrever para os demais cargos no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), já nesta segunda-feira (26). No segundo semestre deste ano, foram disponibilizadas cerca de 50 mil vagas, que não foram preenchidas no processo normal de seleção.

De acordo com o Ministério da Educação, podem candidatar-se os candidatos que ainda não se inscreveram em instituições de ensino superior e os candidatos que se inscreveram e procuram oportunidades de financiamento universitário.

Para os candidatos não inscritos, o prazo de inscrição é 13 de novembro. Para os alunos que já se inscreveram no curso, o prazo é apenas até terça-feira, dia 27, até as 23h59.

O que é Fies?

O Fundo de Financiamento do Estudante (Fies) é um programa do Ministério da Educação (MEC) Criado pelo governo federal em 1999 que dá acesso ao ensino superior.

Destina-se a financiar a graduação de alunos que não podem pagar as mensalidades de escolas privadas. Por se tratar de um empréstimo, ao final do curso o aluno beneficiário terá que quitar a dívida.

O programa financeiro passou por várias mudanças ao longo dos anos e uma de suas mudanças mais recentes foi conhecida como Novo Fies. Chamando você de uma finança mais moderna.

Desta forma, alguns pontos do projeto foram ajustados. O programa está dividido em três modos diferentes: modo Fies (ou modo I) e modo P-Fies ou (modo II e III).

Na primeira categoria, os recursos são fornecidos diretamente do governo aos alunos, portanto, o custo é menor. Na categoria P-Fies, o financiamento é realizado por instituições financeiras, mas com recursos públicos.

Portanto, podem fornecer financiamento mais barato do que o mercado, mas mais caro do que o financiamento fornecido pela via I.

Como funciona o Fies?

Para concorrer a uma de suas vagas, serão consideradas todas as provas do ENEM realizadas desde 2010, além disso, o aluno deve ter nota média total igual ou superior a 450 pontos em todas as áreas do conhecimento e nota maior que zero na redação.

Tanto alunos já matriculados em universidades privadas quanto alunos que ainda não se inscreveram podem utilizar o fundo até o final do período de matrícula.

Cumpridas as condições anteriores, a renda mensal per capita do aluno deve atingir o valor máximo de 3 salários mínimos da modalidade Fies, e de 3 a 5 salários mínimos da modalidade P-Fies.

Quem não pode participar?

Mesmo se um aluno atender às condições acima, ele não poderá participar do financiamento nas seguintes circunstâncias:

  • Tiver a matrícula acadêmica trancada em todas as disciplinas, no momento da inscrição;
  • For responsável por inadimplência no Programa de Crédito Educativo;
  • Já tiver se beneficiado com o Fies;
  • For beneficiário integral do Programa Universidade para Todos (ProUni);
  • Tiver renda bruta mensal familiar inferior ao valor da mensalidade do curso a ser financiado (exceto quem é bolsista parcial de 50% e 25% do ProUni).
  • For beneficiário parcial do ProUni em curso diferente ao vinculado na bolsa do ProUni;

As vagas remanescentes do Fies são aquelas que não foram preenchidas no processo seletivo regular do programa. Esta etapa de candidatura está aberta desde seis de outubro.

Como se inscrever?

Em 2020, o período de inscrições terá início no dia 5 de fevereiro e vai até 12 de fevereiro. O modelo Fies alocará 100 mil vagas, e o modelo P-Fies alocará aproximadamente 450 mil vagas.

O cadastro deve ser feito no site do FIES, e indicar o número do CPF, data de nascimento, e-mail e senha. Após acessar o sistema, o aluno deve preencher os dados solicitados e selecionar até 3 opções de curso com base nas opções disponíveis.

É importante que os candidatos preencham todos os campos de informação cuidadosamente.

Dados incorretos podem prejudicar todo o processo. o motivo? As alterações de informações que foram concluídas precisam ser canceladas para que um novo registro possa ser feito.

Ao mesmo tempo, a vaga selecionada poderá ser preenchida por outro candidato. Então fique atento a datas e horários e tenha um boa sorte! Obrigado pela leitura!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *