O concurso do Banco do Brasil segue em pé. O presidente Jair Bolsonaro descartou a possibilidade de privatizar bancos durante seu mandato. A declaração foi transmitida ao vivo em sua rede social.
“Banco do Brasil e Caixa Econômica, no meu governo, não se cogita sua privatização. Assim como queriam privatizar a Casa da Moeda […] No meu governo, só esses três (não serão privatizados)”, disse o presidente.
Portanto, o Bolsonaro não seguirá o possível conselho do ministro da Economia Paulo Guedes. Em abril, o ministro defendeu a venda do banco.
O Ministério da Economia, através do ministro Paulo Guedes, defendeu medidas destinadas a conceder crédito a instituições financeiras, mas ainda não envolveu empresas. Além disso, como o governo é o maior acionista, portanto o Branco do Brasil “teria que puxar a fila”.
Concurso Banco do Brasil: estudos estão sendo finalizados
O Banco do Brasil abrirá novo concurso público em 2020 (concurso Banco do Brasil BB 2020). O banco deu a confirmação em agosto de 2020.
Embora o novo tenha sido confirmado, o Banco do Brasil não deu maiores detalhes sobre as vagas que serão oferecidas e os requisitos a serem cobrados para a próxima competição. Espere novas informações a serem divulgadas em breve.
Em 14 de agosto, foi confirmada o novo edital (concurso BB 2020) do Banco do Brasil com 120 vagas. A informação foi confirmada pelo Estadão.
De acordo com informações do certame, as vagas para este evento serão disponibilizadas para a área da tecnologia.
De acordo com o estadão o edital do concurso BB 2020 do Banco do Brasil deve ser divulgado no terceiro trimestre deste ano (ou seja, até setembro). O salário desse cargo é de R $ 3,800 e com benefícios.
Em primeiro lugar, este será o primeiro edital do Banco do Brasil, e não se destina a se tornar a profissão de secretário. Como o Banco do Brasil hoje possui habilitação intermediária de escriturário e é a única entrada, o anúncio surpreendeu os candidatos.
Desta forma, o concurso poderia ser lançado de duas maneiras.
Iniciando o concurso da mesma forma que o certame anterior, quando foram selecionado um escriturário que exigia nível médio e cobravam disciplinas de Tecnologia da Informação. Este certame foi aberto no ano de 2018, com remuneração de R$4.036,56.
A outra seria abrir um concurso de tecnologia da informação com requisitos específicos. Segundo o relatório do Estadão, o que provavelmente acontecerá, no entanto, isso ainda não é certo.
Segundo o Estadão, o concurso seria realizado como se fosse um programa de estágio, com o apoio dos gestores. Além disso, será possível escolher o local de trabalho, já que o Banco do Brasil cogita manter o escritório central após o fim da pandemia.
Ultimo edital foi aberto para área de T.I.
Último edital do banco brasileiro foi lançado em 2018. No entanto, o maior diferencial neste concurso é o módulo de conhecimentos informáticos, que apresenta mais problemas (25), e não o conhecimento bancário no último concurso.
De acordo com o documento publicado, as oportunidades de lotação foram para as cidades de Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP).
Para se candidatar a uma das vagas, o candidato deve ter certificado de conclusão de curso ou diploma de ensino médio expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação, Secretarias ou Conselhos Estaduais de Educação (MEC), e ter no mínimo 18 anos de idade na data de contratação.
Etapas do Concurso Banco do Brasil
O concurso do BB inclui as seguintes quatro etapas:
A primeira etapa: A FUNDAÇÃO CESGRANRIO é responsável pela avaliação do conhecimento de eliminação e classificação por meio de testes objetivos.
A segunda etapa: Prova de redação, eliminatória, pela FUNDAÇÃO CESGRANRIO.
A terceira etapa: De acordo com os anúncios públicos, verificar a veracidade das autodeclarações fornecidas pelos candidatos pretos ou pardos.
A quarta etapa: Procedimentos de inscrição e exames físicos para procedimentos eliminatórios, a cargo do BANCO DO BRASIL S.A.
A seleção foi efetuada através da aplicação de provas objetivas (1ª fase), de carácter eliminatório e classificatório, e da prova de escrita (2ª fase), de carácter eliminatório. As avaliações foram aplicadas no dia 13 de maio de 2018 nas cidades de Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campinas (SP), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ) ou São Paulo (SP).
A primeira etapa contou com testes objetivos (70 questões de múltipla escolha), sendo (20 questões) Conhecimento Básico e (50 questões) Conhecimento Específico, eliminação e classificação, totalizando 100,0 pontos. Cada questão apresentou cinco alternativas (A; B; C; D e E) e uma resposta correta. Boa sorte!